quarta-feira, 22 de agosto de 2012

O grande equivoco

O grande equivoco entre os evangélicos, é a falta de discernimento no que tange a diferenciação do que seja fruto e do que seja dons.
Dons e frutos, são diametralmente opostos, pois os dons sempre nos remete a Deus, enquanto os frutos estão inteiramente ligados ao que produzimos na nossa caminhada.

Teologicamente, entendemos os "dons" como dadivas, isto é, presentes divino, algo que nos é dado por Deus, por meio da atuação do E.Santo. 
De maneira, que todo dom, segundo o Ap. Paulo, não vem da horizontalidade humana, mas vem do alto, da verticalidade divina.

Posto isto, entendo que o dom nunca fala de nós, nem da nossa capacidade intelectual, mas de Deus... de onde emana toda boa dadiva, deixando explicito a verdade Paulina que "nada vem de nós".

Enquanto aos "frutos", Jesus deixa-nos claro e evidente, que a sua manifestação, revela ao mundo a nossa natureza e essência. Pois, segundo Cristo,  "pelos frutos os conhecereis"....pois, os frutos são manifestações exteriores de uma essência interior, parafraseando, o fruto que produzo revela quem eu sou !

E que é fruto?

O fruto é o mesmo desde sempre, amor, gozo, paz, longanimidade, benignidade, bondade, fé, mansidão e temperança...que brota e vaza de um interior transformado pela verdade do evangelho, manifestando-se nas mais diversas interações humanas....ou seja, no dia a dia.

E o grande equivoco acontece quando certos maninhos transformam frutos e dons em sinônimos, colocando-os num mesmo bojo de evidencias. 

E Jesus deixa-nos claro este principio ao afirmar que muitos dirão naquele grande dia:
Senhor, Senhor, não profetizamos nós em teu nome? e em teu nome não expulsamos demônios? e em teu nome não fizemos muitas maravilhas? Mateus 7:22
Neste dia, eles apresentarão ao Mestre, os dons como se fossem frutos, a esses, Cristo lhes dirá abertamente: nunca vós conheci...apartai-vos de mim....
Pois, posto está.. que são pelos "frutos" e não pelos "dons" manifestos que discerniremos quem é quem!

Espero que despertemo-nos para esta realidade, afim de não mais nos enganarmos com o espetáculo da fé, na qual muitos ocultam sua interioridade, e apresentam suas credenciais....curas, libertações e manifestações exteriores....chamando-os de frutos. 
Carlos Herrera

4 Deixe seu comentário!:

Unknown disse...

dons testificam as manifestações do amor de Deus...
creio que nós somos apenas intermediadores dessa explosão de amor divino....
reafirmo, de maneira que o dom remete-nos a Deus, pois, nada vem de nós...

3ª IP Ouro Preto do Oeste disse...

Esclarecedor... que Deus continue abençoando sua vida

Anônimo disse...

nunca pensei por esse ponto de vista
interessante

Alessandra disse...

Muito interessante essa abordagem!