quinta-feira, 7 de abril de 2011

Conheça a história do Televangelismo

Reportagem exibida no Fantástico de 1978, que apresentou o televangelismo inicial...
Vale a pena assistir!


A meu ver, a abordagem Global sobre o tema, foi totalmente imparcial !


Nesses dois vídeos, conheceremos os "Pais" do Silas Malacheia, Markito Infeliciano e
Renê Terra Arrasada...



7 Deixe seu comentário!:

Unknown disse...

Gente, vale a pena assistir...

Como já disse, a meu ver a globo foi imparcial...pois simplesmente abordou o assunto, antevendo a manipulação midiatica de alguns televangelistas..


Frase do Pr.William Schoen Coff me chamou a atenção:
"O dólar e a cruz não combinam muito bem"

Rô Moreira disse...

Maravilhosa esta sua matéria Herreira. Acho que estes foram os pioneiros com o tele evangelismo. Hoje não precisamos mais de missionáios. Isso dar muito dinheiro né maninho??

Rô Moreira disse...

Desde aquela época já eram chamados de super astros por Hélio Costa.

"O dólar e a cruz não combinam muito bem"

Na verdade não tem nada haver. Eu me sinto envergonhada.

É muito dinheiro, só se fala de milhões. Igreja eletrônica foi copiada pelos RR Soares e outros. Paz!

Rô Moreira disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
RODRIGO PHANARDZIS ANCORA DA LUZ disse...

Eu diria que hoje em dia o uso da mídia tornou-se uma realidade na pregção do Evangelho, apesar de muitos utilizarem os recursos de telecomunicações e a internet com más intensões.

Uma das partes que mais me chamou a atenção foram os comentários de um pastor sobre o quanto a "igreja eletrônica" estaria afetando a igreja comunitária. E, olhando para os anos anteriores, pode-se ver que as igrejas perderam sua vocação paroquial no sentido de estarem mais ligadas à comunidade onde se encotnram. Digo em relação aos bairros e cidades. Pois as igrejas foram perdendo bastante da identidade local.

Mas será que, na atualidade, a identidade local de todos não se encontra afetada? Será que nós hoje não estamos buscando uma identificação com o global e o midiático?

Nós blogueiros somos não podemos negar que somos frutos das inovações tecnológicas. Porém, compartilhamos um espaço mais democratizado e acessível do que as emissoras de TV. E, pensando bem, o mesmo pode ser dito a respeito das próprias notícias dos telejornais.

A matéria foi imparcial, mas já dava para notar a visão crítica do Hélio Costa hoje mais envolvido com a política no Senado do que com o jornalismo. E olha que, em 1978 (governo Geisel), havia a censura dos militares no nosso país que era mais focada naquilo que pudesse ser considerado como "subversivo".

Enfim, são reflexões interessantes que não morreram mesmo 33 anos pós o Fantástico ter exibiudo aquela longa matéria que, se fosse editada nos tempos de hoje, teria sido bem mais curta e atraído menos audiência.

Abraços.

Unknown disse...

Rodrigo, corroboro com o seu comentário..

E, achei interessante o que vc destacou sobre a igreja comunitária..hoje quase inexistente.
abração

RODRIGO PHANARDZIS ANCORA DA LUZ disse...

A igreja comunitária é o que temos buscado resgatar na congregação onde costumo me reunir e fazer parte das atividades. Mas te digo que é muito difícil motivar a comunidade onde a congregação se encontra por causa do comodismo das pessoas do bairro (eu mesmo não faço parte da mesma comunidade).

No entanto, acho que, em certas localidades, mesmo no Brasil, ainda é possível ver uma igreja comunitária forte e unida. Principalmente no meio rural e em certos bairros carentes de periferia. Mas numa cidade grande a identificação das pessoas já se relaciona mais com uma diversidade de locais e aí o evangelismo midiático ganha campo. Por exemplo, pense na vida de alguém que mora na Zona Norte do Rio, trabalha no Centro, seu filho estuda em outro bairro e os familiares em outra cidade da região metropolitana. Perde-se assim a proximidade entre as pessoas e o interesse pelas questões do bairro.