terça-feira, 24 de abril de 2012

Pregadores Mirins: Quando o lobo se confessa....

Marjoe Gortner encantou a ala pentecostal norte americana na década de 40, por ser o mais jovem ministro ordenado do mundo. Com sua carinha quase angelical, impactava as massas com seus sermões inflamados, com sua língua de fogo e com diversos dons  que "legitimavam" sua chamada divina. História perfeita, se não fosse.. " A crise de consciência que o assombrou durante o final da década de 60"Sua vida até aquele momento era uma grande farsa, estimulado pelos pais que enxergaram uma grande oportunidade, ao se deparem com o talento mimetista do filho prodigo... Assim nascia a onda  dos pregadores mirins. 
Aos 16 anos de idade, o pai de Marjoe foge com a quantia de 3 milhões, que foram arrecadados durante anos de exploração infantil, causando um grande trauma na vida do garoto. Foi nesse ínterim, durante a sua crise existencial que ele conheceu os documentaristas Howard Smith  e Kernochan Sarah, que ao tomarem conhecimento da sua impressionante história, decidiram acompanha-lo na sua ultima turnê evangelística, na qual Gortner permitiria o registro de como ele enganava o povo. O filme resultante, Marjoe, ganhou o Oscar de melhor documentário em 1972, encerrando o carreira do jovem pregador, que mais tarde, tentou uma carreira improdutiva de cantor e ator.
A história de Marjoe Gortner, é re-contada toda vez que vemos mais um pregador mirim, que geralmente são explorados por pais levianos, que vêem nos filhos uma mina de ouro, e....quando bem explorada, garante dinheiro, fama e prestigio no púlpito de uma igrejinha qualquer.
E, quando os lobinhos se confessam, estão mais próximos de serem alvos da graça de Deus, pois diante do coração quebrantado e contrito, o Senhor não resiste !
C.Herrera
Veja Abaixo, trecho em que Marjoe é citado no documentário da Natgeo, sobre pregadores mirins.


 Para quem sabe ler em espanhol, acompanhe abaixo, trechos do filme

 Marjoe:

5 Deixe seu comentário!:

Unknown disse...

ola maninhos,
alguns meses eu havia visto o doc. da natgeo, e me interessei pela vida do loirinho do doc....eu de manha fiz uma pesquisa e decidi compartilhar com vcs..
abçs

Celia Monteiro disse...

Olá Carlos,

Cada vez mais somos impressionados com estas histórias.

Abraços

Rô Moreira disse...

Eu não me espanto com mais nada. Paz maninho!

Unknown disse...

Olá Celia(cunhada desnaturada rsss),
confesso que estou como a maninha Rô...nada mais me espanta no reino dos evangelicos....que fazem da piedade uma fonte de lucros e ganhos..algo q paulo condena veementemente.

Na esperança que o reino de Deus, de fato nasça no coração de todos nós, pra que enfim, de fato sejamos evangelicos segundo o evangelho

Discípulo de Cristo disse...

Prezado irmão Carlos Herrera.

Infelizmente existem pais que se comportam como verdadeiros mercenários, usando seus filhos como meio de vida para arrecadar dinheiro. Alguns para compensar suas frustrações, outros para alimentar seu fanatismo religioso;
com isto, as crianças tem sua infância roubada e uma má formação psicológica. Esse mesmos pais que expoem seus filhos em idade ainda tenra a uma manipulação evangelística desiquilibrada; onde suas crianças repetem frases e jargões usados no meio pentecostal, criando com isto um movimento de fanatismo e adoração. Por se tratar de criança, o show é valorizado, chamando atenção daqueles que já são tendenciosos a espetacularização, como por exemplo:
Frequentadores de montes com gravetos incandescentes sem propósito algum.
Dentes de ouro que ninguém nunca viu, entre outros...

Portanto, essa onda de pregadores mirins é totalmente insana e desprovida de respaudo bíblico; por conseguinte é desumana, pois rouba das crianças a sua preciosa infância.

Paz Seja Contigo,
J.C.de Araújo Jorge